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Consultoria em RH: Entenda como funciona e quais os benefícios

Muitas empresas têm conhecimento da necessidade de contratar uma consultoria em RH, para encontrar falhas e soluções que melhorem o desempenho das suas equipes e ajudem a alcançar bons resultados em seus negócios.

Entretanto, essas mesmas empresas encontram dificuldades para entender como funciona o serviço. Por isso, preparamos este post com as principais informações que você precisa saber sobre o trabalho de uma consultoria em RH. Confira!

O que é uma consultoria em gestão de RH?

A consultoria em gestão de RH é um trabalho desenvolvido por uma equipe ou companhia especializada com uma visão externa da empresa, podendo analisar de forma mais crítica tudo o que envolve a gestão de RH e sugerir melhorias conforme o diagnóstico.

O trabalho do consultor é entender o relacionamento entre funcionários e gestores para criar estratégias de mudanças que estejam alinhadas aos objetivos da empresa, mas que atendam a demanda de colaboradores.

Durante o processo de consultoria, são usadas diversas ferramentas para avaliar, monitorar, mapear e analisar todos os processos, serviços e produtos da empresa que envolvam gestão de pessoas.

Como funciona a consultoria em gestão de RH?

Ao ser contratado, o consultor em gestão de RH deve fazer uma análise mais profunda do clima organizacional, verificar quais são as competências e como se comporta cada funcionário, e acompanhar como é feito todo o processo de recrutamento e seleção.

Além disso, seu trabalho também envolve atividades mais burocráticas, como análise de folha de pagamento, ponto eletrônico, sistema de contrato e rescisão, processos trabalhistas, entre outros.

No final, a consultoria precisa apontar as falhas que estão prejudicando o desempenho da companhia, explicando como corrigi-las e estabelecendo metas reais que atendam às necessidades da empresa.

Quem precisa contratar uma consultoria em RH?

A empresa que procura ter objetividade em seus processos e busca por uma otimização de resultados com o auxílio de profissionais altamente qualificados, precisa contratar uma consultoria em RH para encontrar soluções inovadoras para o seu negócio.

Mas, se o seu objetivo é redução de custos na execução de processos internos, sem deixar de promover o crescimento estratégico e saudável da organização, saiba que o consultor pode auxiliar os gestores na tomada de decisões mais acertadas para isso.

Além disso, o trabalho desenvolvido por uma consultoria em RH auxilia a empresa na construção de uma boa imagem perante o mercado atual, criando estratégias para que ela seja reconhecida pela sua boa gestão de capital humano.

Quando contratar uma consultoria em RH?

A contratação de um consultor em RH, geralmente, acontece quando a empresa está passando por uma situação difícil no relacionamento entre colaborador e gestor, prejudicando o resultado dos negócios.

Se a sua empresa está com dificuldade para desenvolver e reter talentos, apresenta alto índice de turnover, baixa produtividade, desmotivação dos seus colaboradores, clima organizacional ruim e os treinamentos não estão surtindo efeito, deve ser o momento de contratar uma consultoria externa para resolver esses problemas.

O papel do consultor de RH será encontrar as melhores soluções que resolvam as falhas de gestão. Dessa forma, sua empresa começará a entrar nos eixos para promover um crescimento contínuo.

Quais os benefícios de contratar uma consultoria em RH?

O objetivo de contratar uma consultoria em RH não é apenas para resolução de problemas, mas para criar melhores estratégias para o seu negócio. Com isso, a empresa acaba recebendo vários benefícios que podem fazer a diferença em sua gestão.

Melhoria no clima organizacional

Uma das atividades desenvolvidas pelo consultor em RH é se aproximar dos colaboradores para entender as suas competências, habilidades e dificuldades na execução de suas tarefas diárias.

O colaborador, quando percebe que está sendo ouvido e que o seu trabalho pode fazer a diferença para trazer bons resultados para empresa, se esforça para melhorar a sua produtividade e o relacionamento com seus gestores.

Dessa forma, o trabalho de gestão de pessoas desenvolvido pelo RH lá no início vai refletir na melhoria do clima organizacional e no fortalecimento da relação entre empresa e colaborador. Isso aumenta a possibilidade de alcançar os resultados esperados.

Visão externa do negócio

Contratar uma consultoria em RH permite colocar, dentro da sua empresa, pessoas que possuem uma visão externa do negócio. Dessa forma, fica mais fácil fazer um diagnóstico sobre o atual desempenho da organização, sem nenhuma interferência interna.

Com a rotina de trabalho, o setor de RH às vezes não consegue identificar os problemas, porque aquilo passou a fazer parte do seu dia a dia. Já o consultor terá um olhar mais crítico ao analisar os processos e saberá identificar quais são eficientes e quais precisam ser corrigidos.

Assim sendo, o trabalho do consultor será uma garantia de que os processos foram checados, analisados, avaliados e aprovados — ou não — por pessoas sem nenhum vínculo com o negócio da empresa.

Implementação de novas tecnologias de gestão

Além de fazer um diagnóstico da situação atual da empresa, o consultor precisa sugerir melhorias dos processos internos para alcançar as metas que serão propostas nos planos de ação.

Uma dessas melhorias deve ser a implantação de novas tecnologias de gestão que permitem otimizar o tempo de trabalho da equipe nas rotinas burocráticas, como controle de folha de pagamento, gestão de banco de horas, entre outros serviços.

Como profissional experiente no assunto, o consultor consegue sugerir as melhores ferramentas de gestão para a sua empresa. Além de ajudar a diminuir o volume de trabalho das atividades, elas vão automatizar os processos burocráticos e eliminar os erros no controle de pessoal.

O que levar em consideração para escolher a empresa ideal para prestar esse tipo de serviço?

Antes de contratar uma consultoria para a sua organização, é fundamental analisar alguns critérios para avaliar se a empresa possui as competências necessárias para atender às suas necessidades. Veja o que você deve levar em consideração na hora de escolher a consultoria ideal:

  • informações que qualificam a consultoria, como o cumprimento de prazos, o serviço oferecido, a sua reputação no mercado e as empresas que já contrataram o seu trabalho;
  • currículos dos profissionais que vão prestar serviço na sua empresa, para avaliar a expertise de cada um;
  • ferramentas que serão usadas durante o período da prestação de serviço, para verificar se não entrarão em conflito com a sua área de TI;
  • treinamento após o diagnóstico, para entender como a sua equipe será desenvolvida para realizar as tarefas propostas;
  • trabalho e cronograma de atividades, para entender se realmente vão atender às necessidades da sua empresa.

Contratar uma consultoria em RH não é uma tarefa fácil. Mas, com as nossas dicas, você não terá dificuldades para encontrar a empresa certa para ajudar a melhorar o desempenho da sua companhia e o seu planejamento estratégico.

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