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Você sabe a diferença entre Rentabilidade x Lucro x Lucratividade?

Você sabe qual a definição de rentabilidade, lucro e lucratividade? Se a resposta for não, acompanhe o artigo de hoje e saiba tudo!

Isso porque, enquanto o lucro tem a ver mais diretamente com valores, a lucratividade e rentabilidade consistem em dois indicadores-chave de performance.

Esses indicadores, junto do lucro, precisam ser conhecidos pelo empreendedor, afinal, deles dependem a saúde financeira da empresa.

Ainda que pareçam a mesma coisa, os conceitos são coisas diferentes e é sobre isso que vamos abordar, te explicando um a um, de forma que você saiba usá-los corretamente. Acompanhe!


Diferença entre Rentabilidade, Lucro e Lucrativida

A lucratividade e a rentabilidade são dois conceitos que possuem relação com o lucro líquido de um negócio, porém ambos têm atribuições distintas.

Aprenda o que cada um significa e assim compreenda qual a diferença entre eles.

Lucratividade (e lucro)

Diante de tudo que uma empresa recebeu, há um indicador que avalia quanto realmente o empreendimento faturou, isto é, qual foi a sua margem de lucro líquida — esse indicador é a lucratividade.

Na prática, a lucratividade é a relação entre o valor das vendas (em %) e o valor do lucro líquido, considerando os rendimentos da empresa em comparação com seu faturamento.

Assim, quando um estabelecimento vende um produto e/ou serviço, esse valor é realocado não apenas para os ganhos do negócio, já que há outros custos, como mão de obra, salários, impostos, insumos, etc.

Dessa forma, esse valor que sobra das despesas equivale ao lucro líquido, que é aquilo que de fato sobra de dinheiro para acionistas e sócios, depois de todas as deduções de tributos, despesas e outros custos variados.

Com isso, a lucratividade indica a eficácia operacional da organização, uma vez que é uma medida percentual, a qual, se bem gerenciada, é capaz de cobrir os custos e formar um bom capital de lucro com as vendas realizadas. 

Rentabilidade

Imagine que você investiu um dado valor em seu negócio e, depois de um tempo, você quer saber quanto aquela injeção de capital gerou de retorno ao seu empreendimento. Neste caso, sua intenção é descobrir a rentabilidade.   

Logo, sempre que for mensurado o quanto uma empresa rendeu diante de um dado investimento inicial, você estará lidando com o indicador de rentabilidade.

Isso pode valer tanto para a abertura da empresa como em situações variadas de investimentos, como expansão de filiais, por exemplo.

Por isso, dizemos que a rentabilidade é calculada a partir da relação entre o lucro líquido e os investimentos realizados pelo empreendedor.

Aliás, esse cálculo pode ser efetuado de modo que o lucro líquido total seja somado com o total de investimentos pontuais ou de determinado momento; assim, se mede quanto esse negócio é rentável para acionistas e sócios.

Outras funções da rentabilidade

No mercado financeiro, a rentabilidade também pode ser usada para avaliar se um dado investimento vale a pena para a organização.

Ele é utilizado visando mensurar se uma ação é viável para compra, dado que os investidores optam por empresas que sejam rentáveis para sua cartela de investimentos.

Por fim, ela pode ser calculada baseada no resultado de caixa do negócio ao final do ano, comparando os valores com o que foi investido no mesmo período anterior — ou também, caso seja uma empresa iniciante, baseada no investimento inicial. 

Calculando Rentabilidade e Lucratividade

Aprenda as fórmulas e um exemplo prático de como chegar à rentabilidade e lucratividade da sua empresa.

Lucratividade

A fórmula da lucratividade é a seguinte:

Lucratividade (%) = Lucro líquido / Receita bruta x 100

Primeiramente, precisamos esclarecer que a receita bruta é o somatório de todos os recebimentos da empresa antes de qualquer desconto, ao mesmo passo que o lucro líquido indica quanto sobra para o empreendimento depois que deduz todas as despesas e custos.

Imagine então, que uma empresa vende uma camisa por R$120.

Desse valor, R$20 vai para os impostos, R$15 para a compra de materiais e outros R$25 destinados à mão de obra.

Com isso, a cada venda efetivada, essa empresa lucra, de maneira líquida, R$60.

Com isso, se durante o mês, esse negócio vender 250 camisas, a receita bruta será de R$30 mil. Já o lucro líquido, é de R$15 mil (R$60×250-30mil).

Assim, é só calcular:

Lucratividade (%) = R$15.000 / R$30.000 x 100

Lucratividade (%) = 0,5 x 100

Lucratividade (%) = 50%

Nesse exemplo, a empresa teria um percentual de 50%.

Rentabilidade

Agora vamos falar da rentabilidade, ou melhor, da fórmula de se chegar a esse indicador:

Rentabilidade (%) = Lucro Líquido / Investimentos x 100

Para que possamos entender melhor, vamos imaginar o mesmo exemplo da empresa anterior, que vendeu 250 camisas e teve um lucro líquido de R$15mil.

Digamos que, para que esse lucro tenha sido alcançado, tenha sido necessário um investimento em campanhas publicitárias no valor de R$12 mil. Dessa forma, teríamos o seguinte cálculo:

Rentabilidade (%) = R$15.000 / R$12.000 x 100

Rentabilidade (%) = 1,25 x 100

Rentabilidade (%) = 125%

Diante desse resultado, podemos compreender que, a cada R$1 investido, foi obtido um retorno de R$125%, ou melhor, R$1,25.

Além do mais, esse indicador pode revelar se a empresa é rentável, considerando o seu valor atual em caixa ou o investimento inicial.

Supondo que  o negócio investiu R$160 para abrir o estabelecimento e o resultado final de caixa foi um lucro líquido de R$30 mil no primeiro ano. Agora é só aplicar a fórmula:

Rentabilidade (%) = R$15.000 / R$160.000 x 100

Rentabilidade (%) = 0,09 x 100

Rentabilidade (%) = 9%

Logo, a rentabilidade anual desse negócio é de 9%, e é esse valor que seria usado por um investidor em potencial caso ele fizesse comparações com essas empresas e outras do ramo, por exemplo.

Importância da Rentabilidade, Lucro e Lucratividade para seu negócio

Como vimos ao longo do conteúdo, é muito importante saber a diferença entre rentabilidade, lucro e lucratividade, afinal, esses três conceitos são essenciais para se descobrir os resultados de uma empresa.

Até porque, avaliar apenas um dos conceitos pode levar a uma falsa mensuração da realidade financeira do seu negócio, o que não é nada bom para o andamento das atividades, seja a curto, médio ou longo prazo.

Inclusive, também é primordial não confundir os indicadores, visto que isso pode trazer preocupações desnecessárias ou apresentar resultados positivos irreais.

Por isso, é fundamental conhecer e aplicar cada um desses três importantes indicadores-chave, pois somente assim a tomada de decisão será mais assertiva, o que é vital para a expansão de qualquer empreendimento.

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