Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Como o BPO Financeiro pode mudar a sua empresa

Você sabe como o BPO financeiro pode mudar sua empresa para melhor?

O BPO financeiro se consolidou com um serviço de enorme valor para as companhias que querem expandir suas fronteiras, aumentando as oportunidades de negócio.

Por esse motivo, entender como esse processo atua nos negócios e quais as atividades exercidas por ele é de suma importância para  a expansão da organização.

Afinal, diante da complexidade gerada pela gestão financeira, tem crescido também o número de escritórios contábeis que oferecem o serviço de terceirização do setor financeiro.

No texto de hoje, você vai aprender o que é BPO financeiro, como ele pode ajudar no crescimento da sua empresa, vantagens e muito mais. Continue conosco!


O que é BPO financeiro? Como ele funciona

BPO, a sigla de Business Process Outsourcing, significa “terceirização de processos de negócio”. Sendo assim, os setores da empresa podem ter um BPO, como o RH, jurídico e, especialmente, o departamento financeiro.

Desse modo, através da implantação do BPO financeiro, o gestor ganha produtividade, agilidade e controle das tarefas contábeis, além de ter um olhar mais amplo do estabelecimento.

Além disso, a terceirização de processos possibilita a geração de gráficos e relatórios baseados em informações que revelam as partes que necessitam de atenção.

Ademais, quando falamos de empresas sem um responsável financeiro ou com equipes reduzidas, o BPO se torna ainda mais efetivo, pois ele assegura a qualidade da gestão financeira.

Quais são as vantagens de optar pela terceirização?

Gestão assertiva, aumento do desempenho da gestão setorial, expertise nas finanças e redução dos custos de operação são apenas alguns dos benefícios de contratar o BPO financeiro na sua empresa.

Ademais, o BPO financeiro auxilia a não sobrecarregar os empreendedores e colaboradores da empresa, uma vez que otimiza os processos, fazendo o negócio focar mais na atividade principal, o que gera melhores resultados.

Além dessas vantagens, confira outras melhorias proporcionadas pela terceirização dos processos num estabelecimento.

1. Finanças sob controle

A continuidade do negócio pode respirar aliviada com a adoção do BPO financeiro, já que essa terceirização confere uma estruturação financeira que traz mais segurança para a rotina empresarial.

Contar com uma prestadora de serviços especializada nas finanças e contabilidade garante que seu negócio seja bem cuidado, reduzindo os prejuízo e erros graves.

Além disso, com o BPO financeiro, é possível que o empreendimento desenvolva um plano de diminuição de custos, de forma que o negócio fique mais sustentável.

2. Planejamento estratégico em dia

Através da terceirização financeira e contábil proposta pelo BPO financeiro, esses setores da empresa se tornam mais estratégicos.

Isso acontece, porque nos pequenos e médios negócios, o controle financeiro é realizado pelos próprios proprietários, o que torna complicado fazer esse tipo de planejamento.

Até porque, esses pequenos e médios empreendedores focam mais na gestão da companhia como um todo, ou seja, ficam em diversas atribuições, como manter o time produtivo e fechar novas parcerias, por exemplo.

Nesse sentido, o BPO financeiro acaba sendo uma vantagem para a instituição, visto que profissionais especializados estruturam melhor esses departamentos tão essenciais.

3. Eficiência e produtividade

Uma prestadora de BPO financeiro pode elevar bastante a produtividade e eficiência de sua empresa, dado que suas finanças serão cuidados por pessoas que entendem do assunto (gestão financeira).

Dessa maneira, ao tirar essa demanda da responsabilidade dos gestores, eles podem finalmente focar na atividade principal do empreendimento, sobrando tempo para fazer outras atividades.

4. Vantagem competitiva

Um dos maiores – e melhores – benefícios do BPO financeiro é trazer vantagem competitiva para a empresa, a destacando no mercado.

Com ele, seu negócio se posiciona de forma mais assertiva perante os concorrentes, se destacando com uma marca com abordagem consultiva.

Por isso, cada vez mais os empresários têm procurado contadores que ofereçam serviços estratégicos como os de BPO financeiro, já que eles são verdadeiros parceiros do gestor, o auxiliando a tomar as melhores decisões no dia a dia da empresa.

Qual a diferença do BPO para a consultoria e a assessoria?

Quando falamos de gestão de empresas, muitos conceitos se confundem, por isso, é importante saber diferenciar cada um deles, para saber como podem ajudá-lo no seu negócio. Veja só a diferença de consultoria, assessoria e BPO financeiro:

  • Consultoria: esse termo está mais ligado ao fato de aconselhamento no momento de solução de conflitos e/ou decisões que precisam ser tomadas. Assim, um consultor funciona como um norte para a empresa, funcionando como uma bússola, indicando o melhor caminho a percorrer.
  • Assessoria: se refere ao suporte técnico, e geralmente, vem acompanhado de um plano específico de implantação até conclusão, de forma que, mesmo agindo dentro do negócio, essa função não tem tanto poder na tomada de decisão.
  • BPO financeiro: já o BPO tem impacto na terceirização do modelo de empreendimento, refletindo tanto na estrutura física e cultural da instituição como na parte financeira. Com isso, a cultura do negócio tende a mudar com a adoção do BPO financeiro, onde ele deixa a empresa mais disciplinada.

Como o escritório contábil pode oferecer o BPO financeiro? Quais serviços incluir?

Primeiramente, o escritório contábil precisa saber que os serviços oferecidos às empresas podem ser variados, haja vista que a realidade e necessidades dos negócios é diferente.

Nesse contexto, há diversas opções de personalização, isto é, pacotes de serviços que atendam as demandas do empreendimento que solicitar esse trabalho. Confira:

Gestão do caixa

Primordial para a gestão financeira da empresa, a gestão do fluxo de caixa aponta quais as lacunas do negócio, demonstrando onde estão as entradas e saídas de recurso e assim, gerando formas de vencê-las.

Gestão das contas a pagar e receber

Emitir boletos e notas fiscais, lançar os recebimentos, fazer os registros das contas a pagar, agendar pagamentos no internet banking e avisar sobre o risco de inadimplência são apenas algumas das funções executadas pelo BPO financeiro.

Conciliação bancária

Conferir se os saldos da conta bancária da empresa batem com as movimentações do cliente é outro serviço garantido pelo BPO financeiro, os quais ajudam o negócio a evitar fraudes e garantir a segurança financeira e compliance.

Análise de crédito

Aqui, podem ser ofertados serviços de histórico dos clientes e negócios, bem como a avaliação de indicadores como o NCC (Necessidade de Capital de Giro).

E então, gostou de aprender como o BPO financeiro pode mudar sua empresa? Aproveite para descobrir se você deve ter um sistema financeiro no início da empresa. Boa leitura e até a próxima!

Deixe um Comentário

×