Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Seja mais assertivo no processo seletivo e economize dinheiro

O termo competência é definido pelo conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para cumprir uma determinada função.

Nas entrevistas por competências as perguntas utilizadas tem foco comportamental, levando em consideração situações já vivenciadas com o intuito de identificar a competência necessária.

Essa metodologia traz como benefício maior assertividade no processo, o que reflete no aumento da probabilidade de inserção do profissional mais adequado a vaga, aumentando a produtividade e diminuindo a rotatividade – turnover.

1. Planejamento

Dicas para implantação do processo seletivo por competências:

Descrevendo a vaga

O primeiro passo de um processo é o levantamento das informações básicas da vaga, como:

  1. Nome da vaga;
  2. Descrição das atividades;
  3. Salário;
  4. Benefícios;
  5. Jornada de trabalho.

A dica nesta fase é identificar e mapear também, as informações ligadas ao comportamento e forma de trabalho como:

  1. Descrição das principais responsabilidades;
  2. Desafios e dificuldades do cargo;
  3. Definição do superior direto do seu perfil de trabalho;
  4. Perfil genérico da equipe e ainda a estrutura física da empresa (caso o candidato tenha alguma limitação).

Deve ser mapeado tudo que poderá influenciar no perfil do candidato a ser contratado.

Definição das competências

As competências é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, que são necessárias para que a as atividades sejam executadas e entregues como planejado.

Para definir o conhecimento, é necessário descrever tecnicamente todas as atividades a serem realizadas, a dica nesta etapa é através deste mapeamento, listar os conhecimentos essenciais para a função. Assim, você priorizará os conhecimentos essenciais e visualizará os conhecimentos que podem ser trabalhados ou aprendidos.

Já para a definição de habilidade e atitudes, a dica é utilizar além das informações técnicas do cargo, todas as diretrizes da empresa, como: Missão, Valores e Princípios, afinal é sobre este alicerce que a cultura organizacional deve ser desenhada e disseminada.

2. Recrutamento

Com a descrição detalhada da vaga e do perfil do profissional desejado, é hora definir os melhores meios de divulgação da vaga, tendo em vista a atratividade de pessoas próximas ao perfil esperado.

Existem vários recursos, como plataformas digitais, cartazes e informativos em estabelecimento de ensino ou públicos; fórum interno da empresa, jornais, aplicativos, enfim, a importância aqui é analisar todas as ferramentas com maior probabilidade de atingir o público-alvo, sem desperdícios de tempo e dinheiro com publicações no “escuro”.

Seleção

Este tende a ser um dos momentos mais extensos e trabalhosos do processo. É nele que o examinador identificará através dos currículos recebidos os conhecimentos técnicos, experiências e possíveis habilidades do candidato.

Existem várias técnicas, para identificar qual candidato tem o melhor perfil para aquela vaga, geralmente são utilizados métodos como dinâmica, testes técnicos e testes psicológicos.

O método mais utilizado entre as empresas é a entrevista, por isso separamos dicas para que esse passo tão importante do processo seja bem-sucedido.

Entrevista

A grande base da entrevista por competência é levar o candidato a situações, onde ele consiga descrever as atitudes e/ou demonstrar o sentimento que aquela situação o levou a ter.

Este tipo de convivência tende a demonstrar o comportamento, que o candidato terá diante da situação exposta e de situações parecidas. Desta forma, o examinador consegue avaliar se o pretendente possui as competências necessárias ao cargo.

É de grande importância que o examinado se prepare, para o momento da entrevista. A leitura prévia do currículo e a elaboração de possíveis situações a serem apresentadas ao candidato fazem parte deste preparo, sempre tendo como base as competências definidas para o cargo.

Alguns exemplo de perguntas são:

Competências necessárias – Foco no Cliente

Pergunta: Você já precisou atender algum cliente que estava insatisfeito, com o serviço prestado pela sua empresa? Como você lidou com a situação?

Competência necessária – Flexibilidade

Pergunta: Você já passou por processos de mudanças no trabalho? Como lidou?

Competência necessária – Liderança

Pergunta: Você já liderou uma equipe para algum projeto específico? Conte-me os resultados alcançados e como fez para motivar a equipe a alcançar este resultado.

Como em qualquer outra metodologia, é possível aliar dinâmicas, testes técnicos, de personalidade e psicológicos, que poderão enriquecer ainda mais o seu processo seletivo.

Definir e conhecer as competências necessárias para uma vaga específica em uma empresa específica, é desenhar um processo seletivo com foco e objetividade, aumentando assim suas chances de sucesso em encontrar talentos.

Maximize suas chances de brilhar no processo seletivo, seguindo essas dicas, você estará mais preparado do que nunca para alcançar seus objetivos!

Deixe um Comentário

×