Os últimos dois anos foram muito desafiadores para o cenário econômico a nível mundial. Isso se deve à recessão criada pela pandemia do covid-19 que com o rápido avanço da doença em todo o mundo e as medidas de isolamento social propostas como forma de prevenção impactaram o dia a dia das empresas, escolas, enfim, qualquer tipo de organização.
Mas quando se fala em empresas, as dúvidas são grandes, mas não podem impedir o desenvolvimento destas organizações, afinal elas são a mola que move a economia, gerando emprego e renda.
Mesmo nessa incerteza é perfeitamente possível driblar essa apreensão e buscar estratégias eficientes e alternativas inovadoras mesmo com o coronavírus seguindo em cena. É disso que falaremos no artigo de hoje.
Como a pandemia afetou as empresas
A crise do coronavírus têm desafiado o mundo, isso não é novidade para ninguém. Afinal estamos há mais de 2 anos convivendo com essa realidade.
O cenário realmente é desafiador em especial para as empresas brasileiras que já estavam enfrentando uma crise econômica interna e passam por mais uma recessão e dificuldades trazidas pela Covid.
Por si só uma empresa já tem inúmeras dificuldades, responsabilidades e tarefas – em especial as de menor porte – e a pandemia acentuou algumas dificuldades:
- questões trabalhistas dos colaboradores;
- baixa receita que dificulta no pagamento de salários e encargos;
- perda de lucratividade;
- gestão financeira com entrada de canais distintos;
- dificuldades de atuar sem dados confiáveis para as tomadas de decisão.
A boa notícia é que sempre há soluções disponíveis para dirimir essas dificuldades e encarar os desafios impostos pela pandemia e de quebra se destacar nos negócios.
Vejamos abaixo duas dicas para melhorar o desempenho da sua empresa mesmo com as dificuldades trazidas pela pandemia.
Os dados são necessários para avaliar o desempenho do negócio
A primeira dica é apostar na utilização de dados que auxiliem a embasar toda e qualquer tomada de decisão na sua empresa. Isso porque as informações são imprescindíveis para trazer luz para as questões e auxiliar na escolha da melhor estratégia.
Por longo tempo os gestores de empresas e empreendedores individuais atuavam somente na base do feeling – a experiência de vida e do trabalho cotidiano. Mas a pandemia veio também para mostrar que só o feeling não é suficiente para o sucesso de um negócio.
É imprescindível que a empresa faça o cruzamento, combinação e interpretação de um número grande de dados – tanto públicos quanto particulares – pois eles auxiliam a ter uma visão mais ampla da região onde se localiza, do setor de atuação e inclusive da empresa como um todo.
Ao se ter em mãos as informações atualizadas e assertivas, fica mais fácil identificar pontos que necessitam de melhoria, possíveis correções de rota e adaptações às mudanças.
Além de saber esses dados em mãos, ajuda especializada também é uma ótima pedida.
Busque assistência especializada
Fazer uma análise assertiva dos cenários:
- macroeconômico;
- regional;
- setorial.
Observando inclusive as questões que são inerentes à pandemia é algo essencial para qualquer negócio.
O ideal é que um trabalho desses não seja feito de forma manual pelas empresas, mas sim de maneira automatizada.
Mas vale lembrar que empresas menores muitas vezes não dispõe das condições necessárias para isso – se esse for o seu caso, faça uma reserva financeira para esse intento, afinal ele é muito importante para o caminhar da empresa como um todo.
Como o volume de informações é crescente, cálculos errôneos ou feitos com pouco cuidado podem acarretar em graves consequências na parte:
- financeira;
- operacional;
- administrativa.
Portanto, usar um algoritmo de machine learning é uma boa alternativa – já que estes são capazes de processar e cruzar esse fluxo de informações, transformando-as em interpretações fáceis de interpretar e projeções tangíveis para o futuro do negócio.
Um profissional da área também tem a expertise necessária para visualizar quais dados são mais pertinentes de serem analisados e que farão bem ao negócio, levando-o a prosperar mais e mais.
Dessa forma ter parcerias que oferecem essa condição tecnológica e o conhecimento necessário essencial para ter um suporte eficiente ao tomar decisões no dia a dia da empresa.
Crises também trazem aprendizados
Mesmo com a pandemia em recessão, devido às vacinas e outras medidas sanitárias, o atual momento que vivemos é ainda muito incerto e repleto de desafios.
Para uma empresa se manter firme frente às adversidades é preciso ter:
- planejamento estratégico;
- cuidado nas decisões;
- análise de dados criteriosa e assertiva;
- atenção às mudanças de cenário.
Mesmo com o cenário dificultoso que tivemos nos últimos meses, o ideal é vê-lo como uma janela de oportunidades aos empresários, que podem fazer melhorias no seu modelo de negócios, criar novos produtos e buscar uma maior aproximação da sua clientela.
Os períodos de crise tendem a ser momentos propícios para as empresas evoluírem, já que tais situações estimulam a inovação driblando os desafios e fazendo a diferença mesmo frente a cenários desfavoráveis.
Estratégias bem elaboradas podem ser a chave do sucesso
Empresas com a possibilidade de pensarem estratégias a longo prazo, conseguem concentrar seus recursos e esforços naqueles produtos que geram maior rentabilidade e que fortalecem o negócio – sempre fazendo isso com foco nos seus clientes.
É interessante também estimular sua equipe de funcionários e colaboradores, trazendo-os para perto dos gestores de forma que eles se sintam motivados e uma parte importante e necessária no processo de crescimento da empresa.
Ao apostar em um planejamento estratégico bem consolidado na situação econômica atual – um processo de instabilidade financeira – se tornou algo imprescindível para o sucesso de um negócio.
Estratégias elaboradas com assertividade, através de dados consolidados, bem analisados e fundamentados sobre a empresa são sim um um dos diferenciais entre sair de uma crise com solidez e sucesso.
Um planejamento estratégico construído com seriedade pode significar a sobrevivência da sua empresa, pois num mundo com tantas mudanças que ocorrem numa velocidade alucinante é preciso acompanhar esse ritmo, de forma que seu negócio esteja sempre no pódio dessa corrida.