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Plano de carreira: descubra 6 motivos para implantar na sua empresa

O plano de carreira funciona como um guia estruturado que estabelece o caminho a ser percorrido pelo colaborador dentro de uma empresa. Por meio dele são definidas as competências necessárias para cada função dentro da companhia e como elas poderão ser alcançadas.

Uma das principais características desse plano é orientar corretamente os colaboradores para o caminho do sucesso. É importante a empresa direcioná-los para que eles tenham noção de onde ir e o que podem fazer para chegar ao objetivo mais rápido. Ao adotar um plano de carreira, o negócio só ganha benefícios.

Quais os motivos para implantar o plano de carreira na sua empresa?

É necessário que a empresa entenda que, ao promover um plano de carreira, os seus negócios ficam mais competitivos no mercado, podendo atrair bons profissionais. Então, confira seis motivos para implantá-lo agora!

1. Mantém o foco do colaborador

Por meio do plano de carreira, os objetivos serão estabelecidos, portanto, o colaborador terá uma meta a ser atingida. Quando o funcionário sabe e entende que ele precisa se dedicar para conquistar algo, ele mantém o foco e dificilmente vai querer buscar oportunidade em outros lugares.

2. Promove o autoconhecimento

Ao elaborar um plano de carreira, a empresa está oferecendo ao funcionário a oportunidade de refletir sobre o objetivo que ele pretende alcançar. Será o momento em que ele fará uma análise de autoconhecimento para saber quais são as suas dificuldades e habilidades na execução do seu trabalho. Ao entender sobre si mesmo, o colaborador terá a capacidade de executar grandes feitos porque sabe o seu potencial.

3. Retém bons funcionários na empresa e diminui a rotatividade

Quando o colaborador entende que existe um plano de carreira dentro da empresa, aquele que realmente está em busca de crescimento vai se esforçar para alcançar o objetivo. Os funcionários que não têm certeza sobre o que querem, provavelmente não prosseguirão. Dessa forma, a instituição retém somente as pessoas que estão em sintonia com o negócio.

Com isso, o índice de rotatividade diminui, pois você contará com aqueles funcionários que estão buscando evolução e estão comprometidos com a proposta da companhia e não mais com pessoas que estão somente de passagem.

4. Aumenta a satisfação e a motivação dos funcionários

No momento em que o profissional percebe que tem possibilidade real de progredir em seu trabalho, seguramente ele ficará mais motivado a continuar para atingir a sua meta e evoluir na sua carreira.

Quando a empresa propõe um plano de carreira, melhora o relacionamento entre os colaboradores e proporciona um ambiente de trabalho mais agradável. Com isso, o funcionário fica mais satisfeito para executar a sua tarefa.

5. Faz o colaborador se sentir parte do negócio

É importante que a empresa ao promover o plano de carreira, elabore-o junto com o colaborador. Afinal, será ele o executor do negócio. Quando a organização se permite ouvi-lo, proporciona ao colaborador uma sensação de pertencimento ao negócio e melhora o clima organizacional.

6. Aumento da produtividade

Ao adotar o plano de carreira, os objetivos ficam claros para os funcionários. Com isso, eles estarão motivados a alcançá-los e a manter o foco no trabalho. Quando estão focados, a produtividade aumenta junto com a eficiência do negócio e os processos começam a fluir mais rápido.

Como implantar o plano de carreira dentro da empresa?

Antes de qualquer coisa, é necessário que a empresa conheça as expectativas de seus colaboradores e esteja consciente se essas expectativas estão alinhadas com a situação financeira da organização. Não adianta a companhia iniciar o plano de carreira e não conseguir executá-lo.

Será necessário, portanto, um planejamento a longo prazo para que o plano atenda à realidade de todos. Confira como implantar.

Estabeleça metas e prazos alcançáveis

Relacione todas as funções existentes na organização, acrescente os salários atuais e descreva quais são as características essenciais para exercer cada cargo.

Agora é hora de criar um plano de promoção entre os cargos. É preciso estipular os parâmetros que serão determinados pela empresa para a promoção do colaborador. Sendo assim, a instituição terá uma estrutura organizacional clara e transparente para todos.

O colaborador precisa enxergar que ele pode conseguir alcançar as metas que a empresa determinou. E os prazos precisam ser coerentes para não haver questionamentos.

Entenda as novas trilhas de carreira

Nas formas de gestão atual, há diferentes tipos de plano de carreira que permitem acompanhar cada profissional de acordo com a sua especialidade. Dentre esses planos estão o W e Y. Entenda cada um deles:

  • Formato W: com esse modelo, o profissional pode escolher três caminhos: especialização, gestão ou a mistura dos dois. O funcionário será uma espécie de gestor de projetos ao monitorar o desempenho da equipe, servir como consultor e promover feedback;
  • Formato Y: o colaborador poderá optar em crescer dentro da empresa como um especialista ou gestor. São profissionais inovadores e com grande espírito de liderança.

A partir desse entendimento, fica mais fácil elaborar o plano adequado para cada função dentro da empresa.

Faça benchmarking

Faça um estudo dos planos de carreira desenvolvido em outras empresas. Observe os salários e benefícios ofertados no mercado. Entenda como as empresas estão atraindo e retendo talentos. Manter profissionais qualificados na organização contribuirá para o seu negócio se destacar perante o mercado.

Esteja preparado para dar feedback

Ao elaborar o plano de carreira, permita ouvir a opinião do colaborador. As metas precisam estar muito claras para ele. Somente dessa forma, a empresa poderá dar o feedback necessário para o funcionário entender onde falhou e como pode melhorar.

Para ter sucesso no plano de carreira, a empresa precisa ter uma boa estratégia empresarial. O negócio deve estar atuante no mercado e possuir bons recursos financeiros. O profissional precisa se sentir seguro dentro da organização para buscar alcançar a meta.

A empresa precisa estar ciente que o plano de carreira não é apenas benéfico para seus próprios resultados, mas também para formar profissionais mais qualificados. E manter esses colaboradores dentro da organização será seu grande desafio.

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