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A importância do profissional da área da saúde saber formar seu preço de venda


Profissionais da área da saúde costumam atender muitos clientes e dedicar-se ao máximo no que fazem, porém, mesmo assim, muitos chegam ao fim do mês com poucos rendimentos ou lucros baixos.

Se este  é o seu caso, sabemos que isso pode ser bem frustrante, mas talvez, seja o momento de repensar o cálculo do preço de venda de seus serviços.

Então neste artigo vamos mostrar como fazer uma revisão sobre a precificação praticada pelos seus serviços de saúde, como a contabilidade pode ajudar nesta tarefa e ainda melhorar a organização e a lucratividade para você, profissional da saúde.

Como precificar meus serviços de saúde?

É comum encontrar profissionais de saúde atuando dentro da área comercial de saúde, mas muitos destes não sabem ou mesmo não compreendem a necessidade de colocar atenção ao processo de precificação dos seus serviços.

A maioria sequer sabe qual o seu valor de mercado, apenas acabam seguindo o fluxo de preços praticados na área e tem certo receio de parecer que estão “vendendo” seus serviços.

Mas o primeiro passo para fazer uma boa precificação é ter em mente que atendendo, fazendo intervenções ou realizando consultas, você está SIM vendendo seu serviço e precisa saber direcionar e criar conexões que possam gerar aumento do número de pacientes e consequentemente ampliação do salário e/ou da sua margem de lucro.

4 dicas para efetuar sua precificação com assertividade

Se você  atua com serviços de saúde pode ser um pouco desafiador precificar os serviços, por isso selecionamos 4 dicas bem bacanas que vão te ajudar!

1- Não sinta receio de vender

Qualquer profissional de saúde já vende todos os dias seu trabalho, pois sua atuação clínica vem da base adquirida em cursos, especializações, aprimoramentos, plantões… além de todos os anos de dedicação que essa área exige.

Portanto é essencial saber quanto isso custou e coloque no papel quanto você acha que seria justo ganhar –  pois ao saber quanto seu trabalho vale, você se empenha para conseguir ganhar este valor.

É comum que no começo muitos profissionais de saúde tenham receio em “vender” seu trabalho, parecendo que estão deixando de atuar na saúde e enveredando para uma área mais comercial.

Mas mesmo na saúde você pode usar ferramentas úteis do mundo dos negócios, como pensamento lógico, identificação de problemas e visão de soluções, incorporando-os ao seu cotidiano e auxiliando a precificar seus serviços.

2- Faça indicações, mas tenha atenção ao código de ética da área

Sempre que você for indicar atendimentos, direcionar produtos e/ou serviços de outros profissionais, sempre faça isso a partir do seu conhecimento técnico.

Conhecer a fundo produtos e serviços do seu nicho de atuação na saúde é imprescindível, pois ao fazer indicações assertivas – isso reverte em benefícios para você também, pois o paciente notará quanto conhecimento você possui e isso aumentará sua confiança.

Aproveite situações assim para seguir seu feeling profissional e direcionar isso para clientes e pacientes, mas sempre esteja atento e comprometido eticamente junto ao seu órgão de fiscalização.

Isso oferece credibilidade a você e aos serviços de saúde que você presta, além de que ações assim geram boas parcerias, que também indicarão você quando a ocasião pedir.

Afinal, na área da saúde, muitas vezes a concorrência podem ser amigos ou conhecidos – então não perca essa oportunidade, pois ela também influi no seu preço final.

3- Tenha Empatia nos atendimentos 

Quem é profissional da saúde sabe da importância de demonstrar empatia com seus pacientes e clientes!

Como na maioria das vezes você é procurado para resolução de um problema, lembre-se de colocar amor no que faz, tenha gentileza e empatia com a dor das pessoas, seja atento e  ouça o que o paciente tem a lhe dizer – muitas vezes quem está com a saúde fragilizada, pode acabar tendo sintomas emocionais associados e precisam desabafar sobre o assunto.

Conversas assim também oferecem pequenas dicas do que seu cliente necessita, dando sinais que direcionam seu tratamento para o que ele está buscando. E quando achar pontos em comum, explore-os!

Isso vai aumentar a humanização dos seus atendimentos, gerando indicações que consequentemente aumentarão sua carteira de clientes e seus rendimentos, impactando na precificação do seu serviço.

4- Esteja sempre atualizado

A internet e as redes sociais deixaram de ser um passatempo para tornarem-se vitrines para empreendedores e aqui incluem-se quem empreende e atua profissionalmente na saúde. Mostre sua presença na web, divulgue seus serviços, ofereça cursos, faça vídeos e publicações com conteúdo relevante, compartilhe seus conhecimentos… tudo que mostre sua expertise na área.

Isso porque clientes buscam profissionais diferenciados no mercado (especialmente na área da saúde, que implica constante estudo e atualização) o que faz com que muitas vezes o preço seja relegado ao segundo plano se o atendimento for de extrema qualidade.

Mas lembre-se que se atualizar leva tempo e custa dinheiro. Mas a verdade é que nem todos os profissionais de saúde fazem isso, então faça uso disso para achar seu público-alvo e aumentar seus clientes.

Ao oferecer um atendimento diferenciado que supra as necessidades dos clientes com excelência você vai conquistando espaço e incluindo essa expertise em seu preço final.

Importância da contabilidade para o profissional da saúde

Muitos profissionais da saúde atendem de forma autônoma, sem terem vínculo fixo com nenhuma clínica ou hospital – o que pode gerar desencontros e incongruências que dão dores de cabeça e até afetam sua lucratividade.

Quem é profissional autônomo da saúde precisa ter apoio da contabilidade para:

  • Pagar um Imposto de Renda mais baixo;
  • Atuar na legalidade exigida;
  • Ter segurança estando com os impostos e obrigações contábeis em dia;
  • Contar com assessoria especializada;
  • Melhorar a saúde financeira do negócio;
  • Deixar a empresa com um perfil  mais profissional e correto. 

A contabilidade para profissionais da saúde também é uma forma de você se diferenciar em um mercado tão concorrido, sendo fundamental para a gestão financeira de qualquer empresa ou profissional autônomo.

E quando se trata de profissional da saúde isso não é diferente! A contabilidade, além de gerir suas finanças com maior assertividade, mantém as questões fiscais e tributárias em dia e inclusive auxilia você que atua na área a precificar de forma justa seus serviços de saúde, gerando mais satisfação no seu trabalho e maiores rendimentos também. Se tiver interesse em conversar a respeito e entender melhor todo este material, entre em contato com o Grupo Innovacon.

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